segunda-feira, 8 de março de 2010

Mudando o Mundo - Carl Sagan


Hoje quero começar uma série de homenagem a algumas pessoas, que, de uma forma ou outra, mudaram o mundo. E não teria como escolher alguém diferente para começar, senão Carl Sagan.

Carl Sagan

Carl nasceu em 9 de novembro de 1934, em Nova York, numa família de classe média. Formou-se em Física pela University of Chicago e em 1960 concluiu seu doutorado em Astronomia e Astrofísica. Embora seja lembrado por seus trabalhos para a NASA, entre eles a Voyager, a Viking e a missão Apollo. Foi em seus livros que ele deixou seu maior legado.

Tratando dos mais diversos, entre eles Neurobilogia, Exobiologia, Astronomia, Psicologia, Biociência e Religião. Tentando sempre transmitir seu conhecimento da forma mais clara possível, conseguiu alcançar milhões de pessoas, ganhando inclusive o Pulitzer, o Oscar da Literatura, pelo seu primeiro clássico Dragões do Éden, em 1977.
Entre seus livros pode-se destacar, além do Dragões do Éden citado anteriormente, O Romance da Ciência, Bilhões e Bilhões, O Mundo Assombrado pelos Demônios, Contato e o Pálido Ponto Azul, este último considerado por muitos seu mais tocante livro.

Além dos livros, em 1980, Sagan junto com sua segunda mulher, Ann Druyan e Steven Soter, apresenta ao mundo a série Cosmos: Uma Viagem Pessoal, que com seus 13 episódios tentou tratar dos mesmos assuntos relatados em seus livros.

Carl Sagan, faleceu em 1996, de pneumonia em Seattle, no dia 20 de Dezembro.

Observações:

--> Muito dos livros do Sagan, hoje não são mais editados no Brasil, incluindo o Pálido Ponto Azul, o Cosmos e o Romance da Ciência. Estes podem ser encontrados em sebos ou pela internet, embora alguns deles em bom estado chegam a custar R$200,00.
--> Os Livros: Contato, O Mundo Assombrado pelos Demônios, Bilhões e Bilhões e Variedades da Pesquisa Cientifíca foram reeditados pela Companhia da Letras, e podem ser encontrados em quase todas as livrarias.
--> A série Cosmos, também está esgotada no Brasil. E este ano, completa 30 anos de sua primeira transmissão nos EUA.

Alguns Vídeos de Sagan:








Nenhum comentário:

Postar um comentário